Histórico

A inauguração do Conservatório, em princípio denominado Conservatório Mineiro de Música de São João del-Rei, se deu a 1º de março de 1953. A instalação dos cursos, com a aula inaugural, em 21 de março de 1953, no auditório Rádio São João del-Rei, proferida pelo Dr. Belizário Leite de Andrade Neto. Em 1960 passou a funcionar em prédio próprio situado na Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro.

É uma escola da Rede Estadual de Ensino, sendo, portanto o Estado de Minas Gerais sua entidade mantenedora. Inicialmente foi criado para dar suporte às orquestras bicentenárias da cidade:  Lira Sanjoanense (1776) e Ribeiro Bastos (1790), hoje continua com este propósito, mas ampliou muito sua área de atuação, abrangendo a formação de músicos para grupos diversos como: bandas de música, grupos de câmara, de música popular, de música sacra, etc.

Tem como patrono o grande Padre Mestre José Maria Xavier que nasceu a 23 de agosto de 1819, neto de José Joaquim de Miranda. Posteriormente, foi considerado o mais importante compositor são-joanense. 

O Conservatório participa ativamente dos eventos comunitários locais e da região onde se localiza. A participação é efetiva quando solicitado nas Escolas, entidades públicas e privadas, comemorações cívicas e religiosas. Mantém também parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, em diversos eventos. Acredita-se que o Conservatório, com as diversas ações realizadas, possa ser considerado uma das molas propulsoras, não somente da área cultural, mas também da educacional e do lazer da região.