16/11/2023 - Saiba como ingressar no Conservatório



As inscrições de novos alunos aos cursos de música são gratuitas e, geralmente,  ocorrem no início de cada ano letivo, de acordo com o calendário enviado pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Para o ano letivo de 2024, as inscrições devem ocorrer durante o mês de Janeiro, fique atento ao Site e às mídias sociais do Conservatório para saber as datas para novas inscrições!


Podem se inscrever aos cursos qualquer interessado - com ou sem conhecimento musical - respeitando a idade mínima indicada a cada curso, conforme abaixo:
- Alunos com 6 ou 7 anos de idade: Ciclo Inicial 1 - Flauta doce (manhã);
- Alunos com 8 anos de idade: Ciclo Inicial 2 - Piano (manhã ou tarde);
- Alunos com 9 anos de idade: Ciclo Inicial 3 - Violino (manhã ou tarde);
- Alunos com 10 anos de idade ou mais: Ciclo Intermediário 1 - Todos os Cursos (exceto CANTO)* (manhã, tarde ou noite).
- Alunos que desejarem cursar CANTO deverão possuir idade superior a 15 anos de idade. Ciclo Intermediário 1 - (manhã, tarde ou noite).
 

O candidato pode se inscrever para apenas um Curso, não sendo permitidas quaisquer exceções! As inscrições obedecem um calendário a ser divulgado em meados de novembro. Na data determinada, o candidato retira uma senha para matrícula, distribuída pelo site do conservatório (conservatoriosjdr.com.br/matriculasonline.php). Nesta senha constam data, horário e documentação necessária para efetivação da matrícula.  A efetivação da matrícula deve ser feita pessoalmente para que o aluno seja fotografado digitalmente e, caso o aluno seja menor de 16 anos deverá estar acompanhado de um dos responsáveis legais. Terceiros poderão fazer a inscrição para o candidato à vaga desde que estejam munidos dos documentos solicitados e procuração para esta finalidade.
 

Os candidatos aos cursos devem ser alfabetizados.
Os cursos oferecidos pelo Conservatório Estadual de Música "Pe. José Maria Xavier" são inteiramente gratuitos.
 
IMPORTANTE: Para alunos maiores de 10 anos, a escola não garante a freqüência às aulas uma única vez por semana devido às disciplinas teóricas, obrigatórias em sua grade curricular. Em geral um aluno de nível iniciante, maior de 10 anos, deverá freqüentar duas vezes por semana e um aluno de nível técnico quatro vezes por semana. Além da aula de instrumento o aluno participa de matérias coletivas de caráter obrigatório. O aluno que frequentar somente às aulas de instrumento terá sua matrícula cancelada.

ESPERAMOS POR VOCÊ!!!