07/07/2016 - Reunião de Diretores dos Conservatórios em BH



A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vem atuando na perspectiva de fortalecer os Conservatórios Estaduais de Música. Pensando nisso, está sendo realizada nesta quinta-feira (07/07) uma reunião com os diretores dos 12 conservatórios da rede estadual de ensino e com representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) às quais eles pertencem. O objetivo é discutir o papel e a importância dessas unidades de ensino na política educacional desenvolvida pela Secretaria, que está voltada para diversidade e inclusão dos jovens.

O objetivo da Secretaria é que os conservatórios passem a atuar mais próximos das comunidades escolares e que eles desenvolvam um trabalho que vai além dos muros da escola e dos municípios onde estão instalados. "A ideia é que os conservatórios, que sempre foram pontos muito significativos nas cidades onde eles estão localizados, saiam da sede e sejam itinerantes. Que eles possam ir até os locais onde o povo, onde muitas vezes tem pessoas que nunca tiveram acesso a manifestações culturais diferenciadas", destaca a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Profissional, Cecília Resende Alves.

Encontro na Gameleira discutiu fortalecimento dos Conservatórios. Foto: Reinaldo Soares/ACS-SEE

A partir desse encontro, os conservatórios também serão estimulados a trabalharem na perspectiva da educação integral e integrada. "Devemos construir uma articulação em rede, dar visibilidade ao trabalho que os conservatórios fazem, que é muito conhecido, mas muitas vezes pouco pensado do ponto de vista da sua articulação com o sistema educacional. Estamos construindo aqui um conceito de educação integral pensando não somente o tempo que o aluno está dentro da unidade escolar, mas que há muitos lugares para aprender e que é possível constituir uma rede de educação integral articulando diferentes instituições”, pontuou a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo. “Para nós, os conservatórios são muito importantes. Temos um grande potencial, mas muitas vezes não articulamos isso como política pública. Que nesse encontro a gente possa pensar junto em um projeto de desenvolvimento institucional com foco na formação artística e cultural para a juventude e para as crianças da nossa rede".

Diretora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, em Montes Claros, Silvana Oliveira Gomes, conta qual é sua expectativa em relação ao encontro. "Estou muito feliz, porque já tinha um tempo que não tínhamos uma reunião como essa e a expectativa é grande. Nós fomos acolhidos muito bem, no sentido da Secretaria de Estado de Educação voltar o seu olhar para os conservatórios. A esperança é que no final dessa discussão a gente consiga trazer metas para os nossos conservatórios e que se tenha um olhar mais sensibilizado também para a comunidade que nós atendemos".

No encontro, os educadores também terão um momento de conversa com representantes da Secretaria de Estado de Cultura e, para finalizar, participarão de uma roda de conversa onde terão a oportunidade de apresentar suas principais demandas.

Conservatórios

Minas é o único estado com escolas de música na rede pública. Foto: Reinaldo Soares/ACS-SEE

Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender as diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; em São João del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata; em Montes Claros, no Norte de Minas; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha; e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.

A Secretaria de Estado de Educação nomeou este ano mais de 370 profissionais concursados para atuarem nos Conservatórios Estaduais de Música. Juntos os 12 conservatórios atendem cerca de 14.400 estudantes.


Fonte: site: www.educacao.mg.gov.br