Patrono

Padre José Maria Xavier nasceu em São João del-Rei a 23 de agosto de 1819 e faleceu a  22 de janeiro de 1887.

Filho de João Xavier da Silva Ferrão e Maria José Benedita de Miranda, realizou estudos de música, canto, clarineta e violino, com o tio, o compositor e prof. Francisco de Paula Miranda.
São conhecidas mais de cem obras do Padre Mestre José Maria Xavier, muitas de grandes dimensões, conservadas em arquivos de manuscritos musicais de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Suas Matinas do Natal foram editadas na Alemanha e são raro exemplo de música sacra oitocentista mineira com partitura impressa. É autor de obras para o Ofício de Ramos, os Ofícios de Trevas e Sexta-Feira Maior que são tocadas até hoje nas celebrações da Semana Santa em São João del-Rei.
Em 1872, recebeu a Medalha de Prata da V Semana Industrial Mineira como prêmio por suas obras. São muitas as referências a ele em obras literárias e históricas, assim como em relatos de viagens e diários. D. Pedro II a ele se refere em seu diário e menciona admiração pela obra do compositor, ouvida em uma de suas viagens (1881) e considerada a melhor obra mineira que conheceu.